texto apresentado no concurso de cartazes para o rio de janeiro como cidade-sede da copa:
1. à distância, uma forma clássica no design de cartazes: a composição dominada pelo cÃrculo que atrai e prende o olhar. cÃrculo – mundo. cÃrculo – bola de futebol.
2. mais de perto percebe-se: ao invés das referências aos cartões postais mais vazios de significado ou apenas à natureza, uma referência à cidade construÃda, e ao próprio design gráfico na cidade construÃda. as curvas dos calçadões cariocas como sÃntese da cultura brasileira: a leveza da música, as formas livres da arquitetura, a re-construção do território pela civilização, uma possÃvel harmonia homem-natureza.
3. aproximando-se ainda mais, a geometria da calçada é desconstruÃda e revelada: ela é feita apenas de bolas brancas e pretas (aqui azuis, para reforçar a leveza). o objeto banalizado pelo cotidiano é revelado de forma nova e surpreendente, e fecha-se o ciclo voltando à s bolas (agora em movimento): 1. cÃrculo (mundo) – 2. calçada de copacabana (brasil, rio de janeiro) – 3. cÃrculos (bolas, futebol). Â